-
Arquitetos: Balsa Crosetto Piazzi
- Área: 276 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Marcos Guiponi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Córdoba, como muitas outras cidades da América Latina, enfrenta desafios para estabelecer conexões harmoniosas entre o crescimento urbano e seu patrimônio natural. A Casa AG está situada entre a última reserva natural da cidade argentina e um pequeno riacho na borda noroeste da expansão urbana.
A tipologia da casa é organizada em torno da espessura da parede voltada para a rua de acesso. Esta parede totalmente opaca, com uma profundidade de 2 metros, abriga as áreas molhadas. Uma vez dentro, os espaços internos se abrem completamente para um beiral que emoldura a primeira paisagem com a qual a casa se relaciona no quintal.
Subindo a escada para o segundo nível, a grande janela (3,40 x 2,60 metros) oferece uma interação imersiva com a vegetação adjacente ao riacho. No culminar dessa jornada, um terraço proporciona vistas da Reserva San Martín, servindo como o local ideal para compreender o território mais amplo no qual o projeto está inserido.
Buscando uma abstração geométrica e material que não compete com seu entorno, a casa é construída quase inteiramente com um único material externo. Paredes e pisos feitos de tijolos minimizam os custos de manutenção futuros e reduzem os detalhamentos no local, tornando a construção mais econômica.
Em última análise, a casa funciona como um dispositivo arquitetônico que envolve seus habitantes em decisões políticas em uma escala territorial, estendendo a influência da esfera doméstica para o domínio público.